Propiciar um espaço de reflexão sobre as atividades diárias dentro de um hospital e o impacto disso na saúde física e mental. Este foi o objetivo da 2ª Jornada Cuidando do Cuidador que o Hospital Ana Nery promoveu para seus funcionários na primeira semana de maio.
A idéia partiu do setor de psicologia do Hospital no ano passado e logo teve o apoio da administração. Segundo a psicóloga Larissa Azambuja, a realização desta jornada se justifica pelo fato de os funcionários de uma instituição de saúde dedicarem muitas vezes toda sua vitalidade, força e criatividade ao cuidado do outro, negligenciando o cuidado consigo mesmo. “Eles acabam adiando suas consultas médicas, check-ups, exames e tratamentos, alimentando-se de forma inadequada e não tendo momentos relaxantes e prazerosos. Enfim, sem ter qualidade de vida.”
Diversas promoções foram planejadas, desde palestras até a realização de atividades práticas, passando por yoga, maquiagem, manicure, pedicure, sessões de filme com pipoca, reike, ginástica laboral, vacinas e exames preventivos. Duas atrações marcaram em especial a jornada deste ano. Uma delas foi a apresentação do cantor Alessandro Caiado no dia 01/05, dia do trabalhador. “Surpreendemos nossos funcionários nos três turnos de trabalho, passando pelos setores cantando e entregando um presente a todos que estavam trabalhando neste dia”, comemora Larissa. Outra atividade marcante foi a animação de um grupo de palhaças que passou pelos ambientes do Hospital fazendo pinturas de flores e animais nos rostos e mãos dos funcionários.
Em pesquisa de clima organizacional realizada no ano passado, constatou-se que praticamente todos os funcionários aprovaram a I Jornada Cuidando do Cuidador. Neste ano, observou-se uma participação ainda maior nos eventos. Em cinco dias de atividades, 540 participações foram registradas, comprovando o interesse dos colaboradores em atividades como estas.
Com esta jornada, o Ana Nery quer propor “saúde com qualidade” também a seus funcionários, já que esta é uma prioridade no atendimento às pessoas que buscam os serviços do Hospital.
|
|