INFORMAÇÕES AO CLIENTE

Aqui você encontra informações básicas para pacientes e visitantes sobre serviços e rotinas do Hospital Ana Nery. Ler com atenção e seguir suas orientações é uma forma de contribuir para o bem-estar de todos dentro do ambiente hospitalar.

Clique nos tópicos abaixo para uma melhor visualização.
 

DIÁRIAS

A diária hospitalar encerra às 11 horas. Caso ocorra a alta e o paciente não desocupar o leito, haverá a cobrança de uma taxa de R$ 25,00. O paciente deverá liberar seu leito somente após receber da enfermagem o cartão de alta hospitalar e dirigir-se à recepção para o fechamento de sua conta.
 

ACOMPANHANTES

QUARTOS PRIVATIVOS:
Somente um paciente fica no quarto e há acomodação para o acompanhante. Um acompanhante pode permanecer junto ao paciente 24 horas. É permitida a entrada de quatro pessoas ao mesmo tempo até as 22 horas. Após este horário, somente o acompanhante pode permanecer no quarto.
 
QUARTOS SEMI PRIVATIVOS:
Dois pacientes do mesmo sexo ficam no quarto e um acompanhante por paciente pode permanecer no quarto, não tendo direito a acomodação (cama). No horário de visitas, duas pessoas podem entrar no quarto.
 
QUARTOS SUS:
No máximo três pacientes do mesmo sexo ficam no quarto e um acompanhante por paciente pode permanecer no quarto, não tendo direito a acomodação (cama). No horário de visitas, duas pessoas podem entrar no quarto. 
 
 
HORÁRIOS DE VISITA:
 
Unidades de Internação:
Segunda a sábado:
10:00 às 10:30
15:00 às 16:00
20:00 às 21:00
 
Domingos e feriados:
10:00 às 11:00
15:00 às 16:00
20:00 às 21:00
 
CTI:
Tarde: 13:30 às 14:00 (2 visitantes)
Noite: 21:00 às 22:00 (3 visitantes)
Boletim Médico:13:00horas
 
 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
 
- Os pacientes em isolamento não poderão receber visitas, apenas terão direito a um acompanhante.
- Durante toda a permanência dos visitantes nas dependências do Hospital, o uso do crachá de identificação é obrigatório.
- A permanência de crianças em ambiente hospitalar não é recomendada, por isso, para que seja possível o ingresso com crianças no HAN, será necessário autorização da Assistente Social da instituição ou da Enfermeira responsável pelo paciente.

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR - CCIH

O Hospital possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). No entanto, o controle de infecção depende também dos acompanhantes.
 
Então, solicitamos alguns cuidados:
- O ambiente hospitalar não é indicado para crianças menores de 12 anos. Portanto, evite trazê-las.
- Lave as mãos antes e depois de cada visita ou utilize álcool gel até que as mãos possam ser lavadas.
- Respeite o número de visitantes estipulado para cada quarto.
- Não mexa em curativos, soros, sondas e solicite auxílio da enfermagem caso necessite.
- Não sente no leito do paciente e nem nas camas vazias, pois são de uso restrito dos pacientes.
- Não faça visitas se estiver com alguma infecção de pele ou respiratória.
- Respeite as placas de isolamento. Elas servem para proteção do paciente e do visitante.
- Evite trazer alimentos, se os trouxer, mantenha-os protegidos.
 

SERVIÇOS

SERVIÇO DE ENFERMAGEM
O serviço de enfermagem é formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam 24 horas. Dúvidas e orientações quanto ao serviço devem ser esclarecidas pelo(a) enfermeiro(a) responsável do setor.

SERVIÇO DE FARMÁCIA
Restringe-se aos pacientes internados. Desta forma, a farmácia não é destinada à venda externa. A prescrição médica é dispensada pelo serviço de farmácia e os medicamentos são administrados pela enfermagem com os horários referidos no prontuário do paciente.

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
As refeições oferecidas aos pacientes respeitam as prescrições médicas. São elaboradas por uma equipe especializada. Os nutricionistas criam as dietas baseados nas necessidades clínicas individuais de cada cliente, priorizando e valorizando as preferências alimentares sempre que possível.
O SND também conta com uma gastrônoma, que é responsável pela qualidade das refeições. Ela realiza análises dos pratos servidos, verificando o sabor, o aroma e a apresentação e garante que tudo que for servido aos pacientes esteja dentro dos padrões estipulados pela instituição. 
Na alta hospitalar, aqueles pacientes que necessitarem de orientação nutricional, mediante a solicitação do seu médico assistente ou mesmo do próprio paciente ou familiar, serão orientados pelos nossos nutricionistas. Essas solicitações devem ser encaminhadas ao Serviço de Nutrição e Dietética com 24 horas de antecedência, sendo que em sábados, domingos e feriados não serão realizadas.

SERVIÇO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE - SRC
Lembramos que críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
Portanto, pedimos que a Pesquisa de Opinião, que está disponível nos quartos, seja preenchida e devolvida no ato da alta hospitalar à recepção ou depositada em uma das urnas dispostas pelo hospital. A sua opinião é fundamental para prestar um melhor atendimento à comunidade.

SERVIÇO DE PSICOLOGIA
O Hospital oferece suporte psicológico e emocional ao paciente e seus familiares. Para tanto, basta solicitar o atendimento no posto de enfermagem de sua clínica ou ao seu médico.

SERVIÇO SOCIAL
Tem como objetivo intervir junto aos familiares e/ou acompanhantes, contribuindo na viabilização dos direitos, bem como encaminhá-los para o acesso à rede social.
Em caso de necessidade, basta solicitar o serviço junto ao posto de enfermagem.
 

SOLICITAÇÃO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO

As informações prestadas na assistência ao paciente são confidenciais e protegidas por legislação vigente, aplicando-se os seguintes textos legais relacionados ao sigilo médico e às solicitações de cópias de prontuários:
    
- Código de Ética Médica;
- Nota Técnica do Conselho Federal de Medicina n.º 02/2012;
- Parecer do Conselho Federal de Medicina n.º 06/2010;
- Parecer do Conselho Federal de Medicina n.º 22/2000;
- Resolução do Conselho Federal de Medicina n.º 1.605/2000;
- Constituição Federal.

As cópias de prontuário poderão ser realizadas de acordo com as regras e situações a seguir:

PACIENTE CAPAZ:
- A cópia do prontuário deverá ser solicitada pelo próprio paciente ou por procurador com poderes específicos, através do formulário de Solicitação de Cópia de Prontuário;
- O paciente, ou seu procurador, deve assinar a solicitação;
- A retirada da cópia pode ser feita pelo próprio paciente ou procurador (neste caso, deverá apresentar procuração original, com firma reconhecida por Tabelião para este fim).

PACIENTE INCAPAZ:
- Havendo qualquer tipo de impedimento do paciente, ou se for menor de idade, a cópia do prontuário deverá ser solicitada por seu representante legal ou guardião/responsável, através do formulário de Solicitação de Cópia de Prontuário;
- É obrigatório apresentar documento original que comprove sua situação de representante legal do paciente ou de guardião/responsável, bem como anexar cópia ao formulário;
- O representante legal ou o guardião/responsável deve assinar a solicitação;
- A retirada da cópia deverá ser feita pelo próprio representante legal, não podendo ser delegada a terceiros.

PACIENTE JÁ FALECIDO:
- Segundo normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), a liberação de cópia do prontuário de paciente já falecido só pode ocorrer mediante requisição dos Conselhos de Medicina (Federal ou Regional), ou mediante autorização judicial;
- O prontuário será entregue ao responsável pela internação ou mediante requisição dos CRMs ou ainda mediante autorização judicial.
Procedimentos e Valores:
- A solicitação e a retirada do Prontuário deve ser feita pessoalmente no setor de Caixa do Hospital, de segunda a sexta-feira das 07h às 19h;
- Solicitações de prontuários estarão disponíveis para retirada, conforme calendário disponível no Caixa. 
- A cópia ficará disponível para retirada por 60 (sessenta) dias, após será inutilizada;
- No momento da retirada da cópia deverá ser apresentado o original do Documento de Identidade (RG) com assinatura.
ATENÇÃO: A taxa de expediente para solicitação de prontuário é de R$ 15,00 , que deve ser paga no momento da solicitação. A confecção da cópia do prontuário custa R$ 0,20 por página, que deverá ser pago no momento da retirada da cópia, no Setor do Caixa.

 
Para maiores informações, ligue para (51) 2106-4400.
Hospital Ana Nery - Saúde com qualidade
HOSPITAL ANA NERY
Rua Pereira da Cunha, 209
Bairro Ana Nery | CEP: 96835-090
(51) 2106-4400 | Santa Cruz do Sul | RS
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